Brasil tem mais de três mil museus

Museus sobre o passado, o futuro e até sobre futebol podem ser visitados no país.


O Brasil tem mais de três mil museus para serem visitados. Desde os museus que ajudam a contar a história do país e guardam costumes aos museus que nos fazem pensar no futuro e novas tecnologias.


São Paulo é o estado que abriga o maior número de museus com um total de 517, segundo levantamento feito pelo governo em 2010. Na cidade de São Paulo estão museus famosos como o Masp, cuja arquitetura do edifício -projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi- chama atenção na Avenida Paulista. O acervo do Masp abrange um amplo período de arte italiana e francesa.


Também em São Paulo fica o Museu do Futebol, que ajuda a contar e preservar a história do futebol como expressão cultural no Brasil. O museu tem 15 salas e mostra desde os maiores ídolos às grandes jogadas. Além de ter a maior biblioteca sobre futebol do país.


Masp - São Paulo (Foto de Juliana Garcia)

O Rio de Janeiro abriga o Museu Nacional, maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Foi fundado por Dom João VI como parte do programa de promoção dos avanços culturais e econômicos do país.


Também no Rio fica o Museu do Amanhã. Inaugurado em 2015, o museu científico tem como principal proposta ser um ambiente de explorações e novas ideias sobro como será o futuro baseado no que vivemos hoje.


Museu do Amanhã - Rio de Janeiro - (Foto de José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Na região norte do país, o Museu Amazônico em Manaus conta a história da Amazônia e tem uma biblioteca especializada em assuntos relacionados à Amazônia.


Em Minas, o Instituto Inhotim foi aberto ao grande público em 2006. Idealizado pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz, a propriedade privada é hoje muito visitada e guarda um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea.


No Rio Grande do Sul, segundo estado com maior número de museus, o MARGS conta com mais de 3.660 obras de arte, que vão da primeira metade do século XIX até os dias atuais, abrangendo diferentes linguagens das artes visuais. O acervo é composto por arte brasileira, especialmente gaúcha.


Jardim Botânico do Instituto de Inhotim em Minas (Foto de Carlo A .S. Bituin)

Fonte: G1 - 02/05/2017 - Descubra o Brasil | Turismo e Viagem - www.g1.com.br


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Parceiro RESERVA FÁCIL

© 2015-2017 por Lapa Produções